por katia maia
Sabe aquelas roupas que você tem em casa, guardadinhas, novinhas e... bem esquecidinhas? Pois bem, elas saíram dos respectivos armários e ganharam novos ares. Esse é o princípio básico para uma nova tendência que se consolida cada vez mais em todo o mundo: os brechós online.
Uma moda que pegou aqui no Brasil e, claro, em Brasília! No dia 02 de julho, um grupo de vinte ‘brecholeiras’ – assim mesmo, derivadas do termo brechó – se reuniram pela segunda vez em mais uma edição do Fora da Rede. Um evento que dá início a uma nova 'onda' em Brasília: brechós online, na vida real!
O nome tem muito a ver com a proposta do encontro. ‘Fora da Rede’ é uma referencia à internet. Isso porque todas as meninas que participaram do evento nada mais são do que donas de brechós e bazares virtuais da capital federal.
|
Champanhe para comemorar! |
A venda de roupas pela internet no estilo bazar ou brechó ganhou força nos últimos tempos. Inúmeros são os espaços virtuais administrados por mulheres dos mais variados cantos do país e da capital federal. Aqui em Brasília o que era apenas domínio da web saiu definitivamente da rede e tomou cor, forma e muito bom gosto. O ‘Fora da Rede’ é definitivamente uma oportunidade para que o brasiliense possa conhecer ao vivo todas as peças fashion, descoladas, bonitas e, o melhor, a bom preço, que estão na rede virtual.
Segundo a idealizadora do evento, Franciana Monteiro, (
http://www.bazardachica.blogspot.com/), a idéia é fazer desses encontros algo fixo no calendário de eventos da cidade como já acontece com algumas feiras - Bsb Mix e Feira da Lua, por exemplo.
E não está longe disso. Só de conversar com quem participou e foi conferir as novidades do ‘Fora da Rede’, já deu para perceber que espaço existe para mais essa opção de feiras em Brasília.
“Adoro Brechós e quando soube do 'Fora da Rede' vim correndo para conferir o que havia de novidade. Eu sempre estou de olho e cheguei cedo porque as melhores coisas saem logo”, afirmou Ana clara, funcionária pública. Ela ficou sabendo do encontro por meio de uma amiga que conhece uma das expositoras... E por aí vai.
Aliás, assim foi feita a divulgação. O 'Fora da Rede' ainda mantém o estilo boca a boca da propaganda, “o que dá um certo charme”, confessa Livia Almeida, engenheira que compareceu ao evento. Ela conta que viu o banner “colocado no semáforo da quadra e resolvi dar uma passada”, disse. Com anúncios na própria internet, em sites afins, o evento foi divulgado para os freqüentadores da web e contou com a propaganda entre amigas.
O 'Fora da Rede' aconteceu no na 211 Norte, próximo ao Instituto de Beleza Visana, que foi parceiro do evento, oferecendo desconto em seus serviços. Mais do que uma feira, o encontro reuniu pessoas que montaram seus brechós inicialmente como um hobby e que as vendas, e o comércio, viraram uma conseqüência.
Quem participou do Fora da Rede não se arrependeu “A idéia de reunir os brechós virtuais em um evento único além de favorecer na divulgação e nas vendas ainda possibilita que possamos nos conhecer, achei genial!”, declarou Carolina Alves, do
Cantinho do Desapego.
E é essa a palavra: desapego. O Brechó tem por finalidade fazer a energia circular e nos descolarmos de roupas e objetos que não estão tendo utilidade em nossas vidas. Por isso, a idéia é ‘passar a diante”. Os preços são uma conseqüência desse desapego e o Brechó oferece justamente peças boas, bonitas e a um custo bem mais em conta do que os das lojas.
“Consegui comprar coisas de marca boa com preço super em conta”, anima-se Cláudia Souza, dentista, que foi ao 'Fora da Rede' na parte da tarde e ainda ficou feliz com o que encontrou. “Tem muita coisa fofa”, comemorou e completou: “acho que gastei uns cem reais hoje, mas estou levando para casa tanta coisa novinha”, alegrou-se.
Agende-se: o próximo fora da rede acontecerá
no dia 06 de agosto.